segunda-feira, 24 de agosto de 2015

"É necessário obrigar o Estado a “salvaguardar a vida do policial militar, garantindo que a atividade de patrulha seja realizada em dupla, no mínimo, como orienta o manual de policiamento ostensivo”


Projeto do Deputado Estadual Edilson Silva (PSOL-PE) presidente da comissão de direitos humanos e cidadania da Assembléia Legislativa do estado de Pernambuco prevê que tanto as delegacias como as guarnições da Polícia militar devem ter um número mínimo de policiais. Seriam cinco policiais o mínimo necessário  para abrir uma delegacia (quantitativo por turno) e três policiais militares nas viaturas da PM.
O projeto vem após a morte do policial militar Márcilio, lotado no 12BPM, e que no momento da sua morte estava trabalhando sozinho na Jornada extra de segurança pública - PJES (o bico legalizado). A própria PM se contradiz quando coloca em seus manuais que o trabalho policial, para segurança dos praças, deve ser realizado no mínimo por uma dupla, mas, ela mesma não cumpre suas determinações e coloca policiais sozinhos em serviços de patrulha escolar dentro de escolas públicas  em geral localizadas em áreas de elevado índice de criminalidade.  
Contudo, se deve aguardar a aprovação ou não do projeto o que no contexto atual parece difícil uma vez que colocar um homem a mais nas viaturas da PM causaria uma demanda ainda maior por pessoal dentro da corporação e o Estado hoje vive uma crise severa não podendo arcar com mais despesas nem contratar pessoal.
Inclusive foi anunciado após reunião com o governador, pelo secretário da fazenda, que o Estado não fará mais concurso público esse ano e que inexiste qualquer possibilidade de aumento salarial para os servidores. O anuncio matou a esperança de pessoas que se preparavam para um grande concurso para a secretaria de defesa social (SDS).  Parece que a morte de Eduardo Campos (ex-governador do Estado) matou também os tempos de prosperidade econômica também morreram e o Estado mergulha numa preocupante crise econômica.
No último mês de maio, em comemoração aos oito anos do Programa Pacto Pela Vida, o governador Paulo Câmara (PSB), chegou a declarar que faria um concurso com 2.366 mil vagas para as polícias Civil e Militar o que atualmente se comprovou  ser  uma inverdade.
Enquanto o governo anuncia cortes em todas as áreas, circulam por um aplicativo de celular imagens que mostram que o governo se preocupa em cortar gastos apenas em áreas essenciais mas parece não se preocupar com áreas de menor importância. As imagens são  de supostos contratos, ou licitações onde o governo gasta 160 mil reais em tapetes para a SDS além de outros valores exorbitantes em água de cocô e gelo para o gabinete do governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário