quinta-feira, 5 de março de 2009

Consideração sobre a presença holandesa no Brasil durante a colonização

Durante o início da colonização do Brasil a Holanda e POrtugal eram parceiras na produção do açúcar. Eram os flamengos que financiavam a produção nos engenhos, quem transportava o açúcar e ainda, quem refinava esse produto.
>>> A HolandaJustificar
A Holanda e a atual Bélgica eram - durante o século XVI - formadas por dezessete províncias conhecidas como Países Baixos. Essa região praticava um intenso comércio marítimo e as províncias eram praticamente autonomas, porém, havia certo atrito em relação a administração espanhola na região (entre outro fatores, os espanhóis tentavam impor a fé católica as provincias que seguiam o calvinismo). O resultado foi uma revolta em 1563.
Durante o conflito os Países Baixos acabram divididos, o SUl permaneceu sob domínio espanhol e mais tarde originou a atual Bélgica; o norte, se revoltou e se libertou do domínio da Espanha originando a Holanda no ano de 1579.
A Holanda já nasceu bastante próspera economicamente com uma forte frota mercante e vasto comércio. O conflito envolvendo a Holanda e a Espanha se estende até 1609 quando ambos firmaram um acordo - A trégua dos 12 anos.
Graças ao acordo a Holanda retomou suas atividades no Nordeste do Brasil - que desde 1580 era administrado por Felipe II rei da Espanha. Acredita-se que os Holandeses transportavam uma média de 50 mil caixas de açúcar do Brasil para a Europa.
Contudo, com o final do acordo (1621) todos os portos da Espanha, Portugal e suas colônias foram fechados aos Batavos.

>> Invasões Holandesas
Salvador foi o alvo da primeira invasão holandesa ao Brasil, a escolha se deu pois a capitania era a sede do governo geral no Brasil fator que levou os holandeses a acreditarem que dominando tal capitania seria possível dominar todo o território. Essa invasão foi financiada pela (WIC) Companhia da Ìndias Ocidentais empresa criada com o objetivo de financiar o comércio holandês na América e administrada pelo Estado.
Cerca de três mil homens e vinte e seis navios invadiram Salvador controlando a cidade em algumas horas. Contudo, a resistência foi muito forte e em um ano os holandeses foram obrigados a se retirar de Salvador sem conseguir penetrar no território.
Porém, novo esforço foi destinado a conquista do Nordeste. Cerca de 70 navios chegaram a capitania de pernambuco e seus tripulantes estavam determinados a dominar a capitania (a maior produtora de açucar). Mais uma vez a resistência utilizou tática de guerrilhas e seu comandate Matias de Albuquerque mostrou-se muito firme na coordenação de seus homens. Contudo, Albuquerque não contava com a "traição" de Domingos Fernandes Calabar que optou pela dominação holandesa a luso-espanhola.
Os holandeses avança sobre o Rio Grande e a Paraíba. Escravos aproveitam a situação e fogem para Quilombos (foi nesse momento que o Quilombo dos Palmares mais cresceu). A luta não foi fácil com vitórias e derrotas para ambos os lados. Após sete anos de conflitos pouco a pouco donos de engenho aceitaram o domínio Holandês.

>> O governo de Nassau

João Mauricio de Nassau administrou o Brasil durante 1637 e 1644 seu governo ficou caracterizada pela boa relação de Nassau e os nativos. O holandês consedeu créditos aos donos de engenho que puderam reaparelhar seus engenhos e consequentemente, produzir mais. também foi hábil na preocupação de manter um clima de tolerência religiosa.
Contudo, em 1644, a Companhia das Índias Ocidentais entrou em desacordo com Nassau e ele acabou se retirando do BRasil holandês.
A saída de Nassau levou ao processo que deu origem ao fracasso do BRasil Holandês culminando nas Batalhas dos Guararapes (1649).
Os Holandeses deixam o Brasil mas, recebem indenizações de Portugal: as ilhas molucas, o Ceilão e quatro milhões de cruzados. Contudo, a maior vantagem que os holandeses tiveram foi a possibilidade de produzir açúcar em outras áreas que nao o Brasil, o que ocorreu nas Antilhas. A produção de açúcar pelos Holandeses nas Antilhas fez o preço do produto cair o que levou ao fracasso da produção aqui no Brasil. Portugal então havia que buscar alternativas para a sobrevivencia de sua coroa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário